– Sono Brasília

Os Estágios do Sono

Ciclos

Uma hora e meia após o indivíduo ter adormecido ele apresentará um primeiro e curto período de sono REM. Isto se repetirá a cada noventa minutos e a cada novo período o sono REM será mais longo. Pela manhã, rareiam os estágios 3 e 4 de sono profundo e os períodos de sono REM se ampliam, podendo durar até uma hora. Por isso, lembramos mais facilmente os sonhos da manhã.

Sonhos

Os sonhos ocorrem no sono REM e não devem ser necessariamente lembrados. A lembrança de sonhos exige que haja um despertar durante o sonho pois a memória só funciona após 5 minutos de vigília. Despertares podem indicar distúrbio do sono. Quem dorme bem tem um sono calmo e pode nunca lembrar de um sonho. O corpo sofre uma paralisia quase completa durante o sono REM que nos impede de “representar” os sonhos. Há um distúrbio em que um defeito desta paralisia do REM permite à pessoa representar o sonho, fazendo-a correr risco de acidentes.

Estados

Como vimos, o sistema nervoso é aparentemente construído para funcionar em três estados: Vigília – NãoREM – REM. Estes estados ocorrem separadamente e parece ser melhor que não ocorram intromissões de um em outro.

Despertares

Pequenas intromissões da vigília durante o sono normal ocorrem na forma de despertares breves nos quais não se recupera a consciência ou a memória. Isto se manifesta através de 30 a 60 movimentos por noite, quando se muda de posição ou se arruma as cobertas, sem que se lembre disso pela manhã. Os movimentos ocorrem nas trocas de estágio e nos estágios de sono mais superficial.