– Sono Brasília

Outros distúrbios

Aqui você encontrará breve descrição de mais distúrbios do sono comuns.

Síndrome das pernas inquietas

Distúrbio caracterizado por sensações desagradáveis nas pernas, usualmente antes do início do sono, que causa uma urgência quase irresistível de mover as pernas. A queixa de sensação desagradável nas pernas a noite causa dificuldade de iniciar ou de reiniciar o sono. A sensação desagradável pode ser semelhante a de formigamento dentro das panturrilhas (barriga da perna) frequentemente associadas com mal-estar ou dores difusas, generalizadas nas pernas. O desconforto é aliviado por movimento dos membros. A SPI se deve a alterações na neurotransmissão dopaminérgica, carência de ferro e fatores genéticos. Apesar de ser crônica, há tratamento eficaz. Entre as medidas não farmacológicas estão: evitar cafeína, tabaco e álcool, retirar medicamentos que possam desencadear a síndrome como os antidepressivos. Caso as medidas gerais não sejam suficientes, o médico indicará tratamento medicamentoso.

Narcolepsia

É o distúrbio do sono conhecido há mais tempo. Foi descrito por Gelineau em 1881 e até hoje desconhece-se sua causa. Caracteriza-se por sonolência excessiva associada a cataplexia e outros fenômenos do sono REM tais como paralisia do sono e alucinações hipnagógicas. A sonolência é muito intensa, incapacitante. Cochilos diurnos recorrentes ou sono involuntário acontecem diariamente em qualquer situação.

Cataplexia é uma perda súbita do tono dos músculos posturais desencadeada por uma emoção intensa como riso, raiva ou medo. A pessoa pode cair ou apenas sentir-se fraca e necessitar sentar-se. Paralisia do sono ocorre ao adormecer. A impossibilidade de movimentar-se pode ser assustadora. Alucinações hipnagógicas podem ocorrer junto com a paralisia. São sonhos, visões. Comportamentos automáticos acontecem sem que a pessoa lembre. Sono fragmentado é característico e leva alguns pacientes a pensar que sua sonolência deve-se à noite mal dormida e a tomar hipnóticos. Na polissonografia demonstra-se os problemas do sono REM. A latência ao REM que deve ser de 90 minutos será na narcolepsia de menos de 20 minutos.

Síndrome de sono insuficiente

Distúrbio que ocorre em um indivíduo que persistentemente deixa de obter sono noturno suficiente para suportar a vigília em alerta normal. O indivíduo terá queixa de sonolência excessiva ou, em crianças antes da puberdade poderá haver a dificuldade de iniciar o sono. O período habitual de sono será mantido, voluntariamente, menor que a duração esperada para idade do indivíduo. Pessoas privadas de sono por preparação para exames, campanhas políticas não devem ser classificadas nessa síndrome.

Terror no sono

É caracterizado por um despertar súbito de sono de ondas lentas com um grito ou choro, acompanhado por manifestações de medo intenso. Os episódios usualmente ocorrem dentro do primeiro terço da noite e acontece amnésia total ou parcial dos eventos durante os episódios.

Pesadelos

São sonhos assustadores que usualmente interrompem o sono subitamente por um medo intenso, ansiedade e sentimentos de perigo iminente. A pessoa tem lembrança imediata do contexto assustador do sonho e está completamente alerta logo após o despertar, com pouca confusão ou desorientação. O retorno ao sono, após o episódio, é retardado e não rápido como no terror no sono. Os pesadelos acontecem mais durante a segunda metade do período de sono. O sonho em geral é longo e o medo crescente. A longa narrativa permite diferenciar facilmente pesadelos de terror no sono.

Síndrome de mudança rápida de fuso horário (“jet-lag”)

Consiste de graus variados de dificuldade de iniciar e manter o sono, sonolência excessiva, reduções no alerta diurno e desempenho e sintomas somáticos – mais relacionados com a função gastrointestinal – em seguida a mudanças bruscas de vários fusos horários em viagens. Os sintomas começam um ou dois dias após uma viagem aérea através de, pelo menos, dois fusos horários. A gravidade dos sintomas varia com o número de fusos horários cruzados, a direção da viagem, o horário de partida e chegada e a susceptibilidade individual.

Síndrome da morte súbita do lactente

Morte inesperada, súbita na qual uma investigação completa post-mortem é incapaz de demonstrar uma causa adequada para a morte. Na quase totalidade dos casos a morte ocorre durante o sono e é inesperada por ser o bebê saudável, sem história de doença. após os exames postmortem o caso permanece inexplicado. As vítimas são lactente de menos de 1 ano de idade mas em raros casos podem ser crianças entre 12 e 24 meses. No Brasil, o diagnóstico é praticamente ignorado. Nos países desenvolvidos é a principal causa de morte no primeiro ano de vida.

Se o seu caso não estiver aqui veja a lista com os nomes de todos os distúrbios de sono que são causas de insônia, sonolência e outros sintomas.

Call Now Button
× Converse no WhatsApp